A prefeitura municipal de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), militares e civis prestaram socorro nesta quarta- feira (24) e quinta-feira (25) de março aos moradores santa-rosenses, comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas que estão desabrigadas por conta da alagação. No dia (26), as 06h00 o nível do rio Purus chegou a marcar de 10,10m, sendo que a cota de transbordamento é 9,00m.
No total, são 1910 pessoas, sendo 382 famílias que tiveram suas casas atingidas pelas águas do Rio Purus. Foram 17 famílias, 70 pessoas que estão desalojadas, e 22 famílias, 120 pessoas que se encontram desabrigadas de seus lares. O líder do poder executivo, José Altamir Taumaturgo Sá solicitou o Secretário de Administração e Planejamento, Efraim de Lima Costa, a solicitação ao Secretário de Educação, Francisco Eronildes, o espaço de três escolas para que as famílias fossem abrigadas. Vale salientar que muitas famílias não quiseram ir para os abrigos feitos nas escolas do município com medo de serem infectadas pelo vírus SARS-CoV-2(COVID 19) devido ao aumento dos casos. Outras famílias ainda permanecem em suas residências com a água chegando ao assoalho e aguardando a vazante do rio.
Foram no total, 28 civis e 2 militares que estiveram empenhados junto com a equipe das secretarias ao atendimento as famílias.
Os lugares atingidos foram: o Centro (zona urbana), comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas (zona rural) do município.
Para o deslocamento da equipe foi disponibilizados veículos que foram cedidos pela Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Urbanos e Agricultura e as embarcações (voadeiras) da Secretaria de Saúde, e as demais secretarias Indígena, Meio Ambiente e Pequenos Negócios atuaram diretamente com seus servidores fazendo parte das equipes que fizeram retiradas das famílias das alagações.
Foram distribuídas cestas básicas. Ainda serão distribuídos kits de higiene infantil, e kits de limpeza de casas.
Nesta manhã (26), o prefeito José Altamir Taumaturgo de Sá recebeu em seu gabinete, o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente Coronel Eudemir Bezerra está no município para ter conhecimento da atual situação das famílias afetadas pela enchente. Foram realizadas visitas nas áreas alagadas.
O prefeito José Altamir Taumaturgo Sá juntamente com as secretarias não tem medido esforços para atender a melhor forma as necessidades básicas das famílias afetas pela alagação.
Galeria de Fotos
Comments