Foto do escritorSamuel Lima

Prefeitura de Santa Rosa do Purus está fazendo Requerimento de Aposentadoria do INSS

A prefeitura de Santa Rosa do Purus, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento tem buscado facilidade para que os moradores do município possam iniciar seus trâmites da Previdência Social na cidade. Dessa forma, foi enviada até Rio Branco, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma equipe para participar de um treinamento com intuito de receberem a capacitação necessária para atender as necessidades da população. Não será necessário os cidadãos se deslocarem até Rio Branco para dá início ao processo da aposentadoria.

O QUE É O INSS

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios, pertencentes ao núcleo das Atividades Exclusivas de Estado, para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto pela lei. O INSS trabalha junto ao Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdência.

ONDE FAZER A SOLICITAÇÃO DA APOSENTADORIA?

A prefeitura de Santa Rosa do Purus em parceria com Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando ampliar os serviços públicos a população santa-rosenses implanta no município a solicitação dos serviços oferecidos pelo INSS. Os serviços disponibilizados para a solicitação pode ser feito no prédio da prefeitura. As responsáveis são Aline de Aguiar, Francisca das Chagas e Jakeline dos Santos Souza Duarte.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO O horário de atendimento será das 07h00 às 13h00, por conta da pandemia para evitar filas e aglomerações estão sendo distribuídas seis (6) fichas por dia e ordem de chegada. Informamos que o uso de máscaras é obrigatório e o distanciamento de dois metros. QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO A APOSENTADORIA?

Dependendo da categoria que o cidadão se enquadrar é necessário um tipo de documentação específica. Na sala do INSS será informado ao requerente a documentação necessária.

CONHEÇA OS SERVIÇOS DO MEU INSS

No Meu INSS você pode solicitar diversos serviços e benefícios sem sair de casa. E pode até enviar sua documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Após realizar a solicitação, você pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

Veja alguns serviços que podem ser solicitados diretamente pelo Meu INSS:

· Aposentadoria por idade Rural e Urbana

· Aposentadoria por tempo de contribuição

· Salário maternidade Rural e Urbano

· Pensão por morte Rural e Urbana

· Auxílio-doença

· Atualização de dados do benefício

· Auxílio Reclusão Rural e Urbano

· Seguro Desemprego do Pescador Artesanal

· Benefícios Assistenciais ao idoso e por deficiência

· Certidão de tempo de contribuição

· Cumprimento de Exigência

· Alterar local ou forma de pagamento

· Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal

· Solicitar pagamento de benefício não recebido

· Recurso e revisão

Prazo

Depois de feito o requerimento. Ficará em análise a documentação e o requerente poderá acompanhar seu pedido através do aplicativo Meu INSS.